A Instituição de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que por orientação espiritual optou pelo atendimento gratuito a pessoas com deficiência intelectual, em 2020 inaugura seu memorial, um espaço na Unidade de Longa Permanência, que homenageia desde seus fundadores, até os colaboradores que hoje atuam para a construção dos próximos 70 anos da ONG.

Direção de Criação: Fabiano Augusto • Assistente de Produção Gráfica: Amanda Viana • Fotografia: Bianca Lotti

Conheça o Memorial Casas André Luiz


Por que escolhi trabalhar como designer gráfico, em Guarulhos?

A cidade possui cerca de 1,351 milhão de habitantes (Projeção Fundação SEADE/2020). Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, só perdendo para a Capital. A 13ª cidade mais populosa do Brasil, e também, a cidade não capital mais populosa do País.

É o 9º maior PIB industrial do país e 12º maior PIB do país. PIB per capita: 41,3 mil Reais (IBGE/2017).

Guarulhos é uma potência industrial! Considerada uma cidade satélite industrial para a capital de São Paulo, contempla os mais diversos tipos de indústrias, especialmente metal-mecânica, eletroeletrônica, químico-farmacêutica, plástico, borracha, alimentícia e têxtil.

Qual a importância da atuação do designer gráfico para o terceiro setor, ou ONGs, em Guarulhos?

É prática fundamental destacar o Terceiro Setor, pois é mobilizador de um grande volume de recursos humanos e materiais para impulsionar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, setor no qual se inserem as sociedades civis sem fins lucrativos, as associações civis e as fundações de direito privado, todas entidades de interesse social.

A profissionalização do Terceiro Setor com um todo, inclusive a área de comunicação social, promove o e geração de empregos, renda e mão de obra qualificada, além de auxiliar a estabilização e crescimento da economia do país. É preciso criar e implantar ferramentas, como os canais digitais, por exemplo, para que o Setor cresça de forma compartilhada, colaborativa e horizontal.